PGB 2021

8ª Edição

Saiba tudo sobre comportamento, consumo e tendências dos gamers na América Latina, através dos insights exclusivos da PGB 2021 que apresenta uma série de dados e analises quantitativas e qualitativas sobre os perfil dos gamers na América Latina.

Bandeira

A Pesquisa

Método de Pesquisa

1

Questionário & Análises

Toda a pesquisa é desenvolvida com questionários proprietários com uma ampla cobertura e tópicos que envolvem o público gamer e todo o seu ecossistema, no Brasil e na América Latina em países chaves como Argentina, Chile, Colômbia e México.

2

Metodológias aplicadas

· 4 P’s (Percepção, Posse, Paixão e Plano)
· Método de Juul

3

Público Alvo

16 à 65 anos, todos os gêneros, raça e cor. Por questões metodológicas e éticas, não entrevistamos diretamente menores de 16 anos de idade. Informações acerca dos hábitos de consumo de jogos digitais em crianças e adolescentes dentro desta faixa são coletadas através dos seus pais. A quantidade de entrevistados maiores de 54 anos foram estatisticamente irrelevantes para a pesquisa e, por isso, não foram considerados nas ponderações.

4

Regiões

A pesquisa é aplicada em território nacional, seguindo como base a distribuição da população brasileira de acordo com o IBGE*. Os Estados são: Acre (AC), Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espirito Santo (ES), Goiás (GO), Maranha (MA), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PA), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Rio Grande do Sul (RS), Rondônia (RO), Roraima (RR), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP), Sergipe (SE), Tocantins (TO).

5

Revisão e Controle de Qualidade

Todo o processo de validação e revisão é conduzido por profissionais com experiência e formação acadêmica em diversas competências como publicidade, marketing, gamificação, estatística, jornalismo, criação e gestão. Além, de uma vasta experiência no mercado de games e entretenimento, no ponto de vista de negócios e público final.

6

Formato

Entrevistas 100% online.

O que foi pesquisado?

Comportamento e tendências

Analisamos o tipo de comportamento e relação do público gamer nas 3 principais plataformas como Smartphone, Console e PC, entendendo todas as particularidades, preferencias e atividades que fazem parte de cada uma.

Têndencias do mercado de jogos

Identificamos as principais tendências e comportamento do público gamer e a experiência com os jogos, com analises detalhadas sobre o conhecimento e atividade em uma lista com mais de 200 jogos.

Perfil dos gamers

Através dos resultados de comportamento conseguimos analisar quais são os diversos perfis de jogadores, seja Hardcore, Casual ou outro que esteja presente em algum das plataformas.

Relacionamento com as marcas

Analisamos o relacionamento que o público gamer possui através de um painel exclusivo com mais de 100 marcas de diversos segmento, e que hoje estão presentes no cotidiano dos gamers de diversas maneiras.

Insights

A democratização dos games e o impacto da pandemia.

Em todas as edições da PGB, procuramos perguntar aos jogadores sobre assuntos daquele momento. Nesta edição, não poderíamos deixar de lado o efeito do isolamento social provocado pela pandemia de COVID-19 e suas variantes, que acabou por impactar nossa sociedade de diferentes maneiras.

Também demos atenção à etnia dos jogadores brasileiros. Quase metade da população se identificou como branca, mas uma outra metade se identificou como parda ou preta. Isso torna evidente particularidades da composição étnica brasileira, algumas vezes ignorada na comunicação com o consumidor – incluindo o jogador de games.

Independente de plataforma, o brasileiro é um grande jogador de jogos digitais. Pela primeira vez na Pesquisa Game Brasil, mapeamos qual é o perfil do jogador com relação a algumas características de consumo comumente associadas ao que se entende por gamer. Foram feitas diversas afirmações sobre hábitos e valores do consumidor de jogos digitais para que possamos saber se o atual consumidor de jogos digitais se identifica com tais atributos, ou se trata-se apenas de um estereótipo socialmente reforçado.

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PGB Data Insights

Uma plataforma de dados exclusivos

A plataforma PGB Data Insights, permite a consulta e cruzamento de diversos dados apresentados na PGB. Através dela é possível filtrar informações sobre perfil, jogos, plataformas, marcas e eSports. Possibilitando uma rápida consulta de dados, atendendo a necessidade especifica para cada cliente.

Consulte o calendário 2021 de atualizações da plataforma durante todo o ano.

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Tema da 8ª Edição

Seguindo a mesma metodologia dos anos anteriores, a PGB teve a participação de 12.498 mil pessoas, entrevistadas no Brasil em 26 estados e no Distrito Federal. As entrevistas foram realizadas no mês de fevereiro, e serviram de fotografia sobre o comportamento do consumidor de jogos digitais principalmente durante o período do isolamento social causado por COVID-19. 

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