A sétima edição da Pesquisa Game Brasil (PGB) foi divulgada com diversos dados interessantes relativos ao crescimento da indústria de jogos e esportes eletrônicos no país. Hoje, as mulheres são a maioria do público gamer: representam 53,8% do total de jogadores. Além disso, a plataforma preferida é o celular (86,7% de adesão), à frente dos consoles e dos computadores.
– Faz muito sentido o brasileiro cada vez mais preferir jogar no smartphone. Dentre as plataformas de jogos, é a mais acessível e talvez a mais multipropósito, sendo um investimento que vale a pena para grande parte da população por conta das opções de comunicação e entretenimento – afirmou Mauro Berimbau, professor da ESPM e consultor Go Gamers.
Os eSports são responsáveis por 65,6% do público gamer no Brasil. Destes, 44,7% afirmam ser praticantes. Ou seja: há também interessados somente em assistir ao cenário competitivo dos respectivos games, uma tendência cada vez maior tanto nas plataformas digitais, quanto em canais por assinatura.
Se a preferência por celulares aumentou, os consoles apresentaram uma curva descendente entre as prioridades do público. apenas 19,9% do público diz preferir os consoles, 33% a menos quando comparado a 2019. Além do crescimento dos dispositivos mobile, é necessário levar em conta também o lançamento da nova geração (PS5 e Xbox Series X)
– A queda da preferência pelos videogames provavelmente acontece por conta do momento da indústria que se prepara para o lançamento da nova geração de consoles. A preferência deve subir quando tivermos os aparelhos novos no mercado, mas não tem como superar a massa de jogadores de smartphone – Guilherme Camargo, sócio-CEO do Sioux Group, que realizou a pesquisa.